domingo, 28 de dezembro de 2008

História do Crochê!

O termo crochê tem origem na palavra francesa croc, que significa gancho, mas onde como surgiu, ninguém atesta com precisão...
"O termo crochê tem origem na palavra francesa croc, que significa gancho, mas onde como surgiu, ninguém atesta com precisão. No entanto, pesquisas arqueológicas comprovam que o crochê teve origem na China, como uma forma de costura. Posteriormente, a técnica, conhecida como tambouring (palavra do idioma inglês, que significa tambor) ultrapassou fronteiras alcançando a Turquia, Índia, Pérsia, norte da África chegando finalmente ao continente europeu por volta de 1.700.No final do século 18 a técnica evoluiu para o que os franceses chamam de “crochê no ar”, em que o tecido de fundo e o bastidor foram abolidos e a agulha passou a ser trabalhada diretamente com a linha. Espalhando-se pela Europa, o crochê ganhou fama na Inglaterra na era Vitoriana, quando esse tipo de artesanato era o passatempo preferido das senhoras da nobreza.No início do século 19, fios como a seda eram largamente usados para imitar bordados e laços importados, marcando o princípio do crochê filé. Gráficos do começo do século 20 já reproduziam com perfeição as fábulas, contos infantis e até mesmo romances, como a famosa história de Romeu e Julieta..."

Outra versão:
Os brasileiros escrevem Crochê, assim como todos os outros povos de língua latina, mas a palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado.Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.
origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos.Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um.

Uma outrta versão interessante é esta:
crochê é uma técnica antiga. Surgiu no Egito, há milhares de anos.
Você sabe fazer crochê? Tem gente se dedicando ao crochê e se dando muito bem...
Aquela arte das nossas mães e avós está sendo muito valorizada pela beleza e pela maneira criativa como alguns estilistas estão usando esse trabalho manual.
Já existe até jóias de crochê!
O crochê é uma técnica antiga. Surgiu no Egito, há milhares de anos
Outra versão:
O crochê não tem uma data ou local de origem bem definidos. Alguns historiadores relatam seu uso desde a pré-história. Outros já definem sua origem como uma técnica de costura chinesa, espécie de bordado muito usado em bonecas, e que chegou a Europa por volta de 1700. Há pesquisadores que defendem a teoria de que o crochê, como o conhecemos hoje, se originou por volta do século XVI na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios de uso de adornos em crochê em rituais indígenas na América do Sul.
Pesquisas indicam que o crochê evoluiu do que conhecemos hoje por bordado, onde bastidor e pano de fundo foram abolidos, e a agulha passou a ser trabalhada diretamente com a linha.
Enfim, as teorias são diversas e atualmente encontramos este maravilhoso artesanato em praticamente todos os países do mundo e em muitas técnicas diferentes.Estas técnicas foram passadas de geração a geração ao longo de centenas de anos, ensinadas em escolas religiosas, de avós para netas, de mães para filhas... E hoje invade com tudo o mundo da joalheria! Uma técnica tão delicada trabalhada em ouro, só poderia realmente fazer grande sucesso.
O crochê pode ser aplicado em diversos metais utilizados na joalheria artesanal, como o ouro, prata ou cobre. O fio deve ser muito fino e trabalhado com uma agulha própria para crochê. Tendo por princípio dois pontos básicos, alto e baixo, é possível criar diversas tramas, formando tubos, pétalas, superfícies lisas ou côncavas. É um trabalho realmente minucioso e artístico, e seu requinte está na habilidade de um competente artesão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário